Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Moradores de ocupações terão candidato à Prefeitura de Belo Horizonte 

05/08/2020 às 04:35
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

A reforma da Previdência dos servidores públicos de Minas Gerais está parada na Assembleia Legislativa e vai continuar assim durante toda esta semana. Nesta quarta-feira teve mais uma reunião de líderes e ficou definido que, até sexta, não haverá tramitação da proposta do governo que está sendo alterada na casa e deve mudar idade mínima de aposentadoria para mulheres, alíquotas previdenciárias e o pedágio, que é a regra de transição por causa da mudança na Previdência.

Ranço 

O motivo da paralisação da reforma é a insatisfação de parlamentares, principalmente da oposição, com o texto enviado pelo governo que traz regras consideradas rígidas para muitas categorias. Também se diz nos bastidores que as declarações do governador Romeu Zema sobre os sindicatos, durante a live da reforma da Previdência, que irritou as entidades sindicais e os parlamentares, ainda está surtindo efeito. Ainda de acordo com alguns deputados, a alfinetada do secretário de planejamento Otto Levy, em Fernando Pimentel, durante uma coletiva ontem agravou o ranço. Ao responder sobre o pagamento de parte dos valores da multa aplicada a Samarco, por causa do rompimento da barragem de Fundão, para a cidade de Mariana, o secretário afirmou que a gestão atual pretende quitar o débito e que já está virando especialista em pagar dividas que o petista não pagou. Parlamentares da base ou que fizeram parte da gestão não gostaram da fala de Otto.  

Salário no 5º dia útil 

O governador Romeu Zema adiantou a data de pagamento do salário integral dos servidores da segurança e da saúde e a primeira parcela para o restante do funcionalismo, como nós dissemos que ocorreria aqui na coluna Em Cima do Fato, no dia em que a escala foi anunciada, na semana passada.  A data de pagamento, anunciada inicialmente era sábado (08), véspera do dia dos pais, e foi antecipada para sexta (7). É a primeira vez, ao longo dos últimos quatro anos e meio, que, pelo menos parte do funcionalismo, no caso os servidores da saúde e da segurança, recebe o salário integral no quinto dia útil do mês. A segunda parcela para o restante do funcionalismo será paga no dia 21. 

MGS

Nesta quarta-feira, a MGS, empresa estatal voltada para a prestação de serviços, respondendo ao que foi noticiado na coluna Em Cima do Fato, sobre o início do planejamento para a privatização, afirmou, como já sabíamos, que as medidas relacionadas à Política Estadual de Desestatização estão sendo tratadas no âmbito do governo estadual e suas secretarias competentes.

O Plano de Demissão Voluntária foi aberto no meio do ano, mas, segundo a empresa, neste momento, a diretoria executiva da MGS está focada em projetos voltados para a saúde dos empregados, assim como a preservação dos cerca de 25 mil empregos e a busca contínua na eficiência operacional junto aos nossos clientes. Em relação às informações sobre possível demissão em massa, levantadas pelos funcionários da empresa em entrevista à Itatiaia hoje de manhã, a MGS afirma que não procede.

Ocupações terão candidato à PBH

Leonardo Péricles, presidente nacional do partido Unidade Popular (UP), partido recém-criado, formalizado em dezembro, a partir da coleta de mais de um milhão assinaturas em vilas e favelas de todo Brasil, será pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte em uma chapa puro-sangue. A vice será Indira Xavier, coordenadora da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, em Belo Horizonte. A legenda também terá uma chapa de vereadores formada por moradores de ocupações, vilas e favelas da capital. 

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link